8 Responses to “Mariana”


  1. 1 cristina reis
    Janeiro 29, 2009 às 3:10 pm

    Olá Mariana,
    Fico muito feliz por teres iniciado o teu projecto escolar! Espero que gostes tanto de aprender como eu gosto,aprender é fantástco e a unica ferramenta para a vida que será sempre tua, ninguém pode tirar o que aprendes!
    Sê curiosa e lembra-te que quanto mais souberes mais noção terás que não sabes nada!
    Beijnhos e bons estudos
    Da Titi

  2. 2 cristina reis
    Fevereiro 6, 2009 às 11:22 am

    Vinícius De Moraes

    O Girassol

    Sempre que o sol

    Pinta de anil

    Todo o céu

    O girassol

    Fica um gentil

    Carrossel.

    O girassol é o carrossel das abelhas.

    Pretas e vermelhas

    Ali ficam elas

    Brincando, fedelhas

    Nas pétalas amarelas.

    — Vamos brincar de carrossel, pessoal?

    — “Roda, roda, carrossel

    Roda, roda, rodador

    Vai rodando, dando mel

    Vai rodando, dando flor”.

    — Marimbondo não pode ir que é bicho mau!

    — Besouro é muito pesado!

    — Borboleta tem que fingir de borboleta na entrada!

    — Dona Cigarra fica tocando seu realejo!

    — “Roda, roda, carrossel

    Gira, gira, girassol

    Redondinho como o céu

    Marelinho como o sol”.

    E o girassol vai girando dia afora . . .

    O girassol é o carrossel das abelhas.

    Deixo aqui este poema de Vinicius, espero que gostes!
    Beijos

  3. 3 Prof.ª Andréa
    Fevereiro 7, 2009 às 4:24 pm

    Olá Cristina!
    Obrigada pelo poema que enviaste à Mariana! Gosto muito de Vinicius e não conhecia este.
    É mesmo lindo!
    Vou lê-lo na Roda, o nosso carrossel matinal!

  4. 4 Anónimo
    Fevereiro 11, 2009 às 12:07 pm

    Olá bom dia;
    Obrigada pela resposta, ainda bem que a Profª gosta de Vinicius, eu também!
    como estou doente em casa tenho aproveitado para visitar o V. site, está muito bom, parabéns e espero qe não se importem com a minha intromissão!
    Um grande beijinho para todos e um especial para a minha sobrinha Mariana.
    Aqui vai mais um poema!

    Faz de conta

    – Faz de conta que sou abelha.
    – Eu serei a flor mais bela

    – Faz de conta que sou cardo.
    – Eu serei somente orvalho.

    – Faz de conta que sou potro.
    – Eu serei sombra em Agosto.

    – Faz de conta que sou choupo.
    – Eu serei pássaro louco,
    pássaro voando e voando
    sobre ti vezes sem conta.

    – Faz de conta, faz de conta.

    Eugénio de Andrade

    Mais um poema,desta vez de Eugénio de Andrade um grande poeta português. Espero que gostes o nome do poema FAZ DE CONTA é algo que todas as crianças conhecem e usam muitas vezes nas suas brincadeiras, depois crescemos e é tudo muito a sério.
    Beijinhos da Titi

  5. 5 Cristina Reis
    Fevereiro 22, 2009 às 1:34 pm

    Cá estou eu de novo, a Titi da Mariana e quero desejar à Mariana e a todos os seus coleguinhas um Carnaval muito divertido e que as meninas sejam as princesas, fadas, espanholas que sonharam ser e os meninos os herois que querem ser! Eu deixo um poema sobre sonhos! Beijinhos

    Cecília Meireles

    Sonhos da Menina

    A flor com que a menina sonha
    está no sonho?
    ou na fronha?

    Sonho
    risonho:

    O vento sozinho
    no seu carrinho.

    De que tamanho
    seria o rebanho?

    A vizinha
    apanha
    a sombrinha
    de teia de aranha . . .

    Na lua há um ninho
    de passarinho.

    A lua com que a menina sonha
    é o linho do sonho
    ou a lua da fronha?

  6. 6 Cristina Reis
    Março 12, 2009 às 3:43 pm

    Visita de Estudo da Escola do Sargaçal ao Fluviário de Mora e á Biblioteca de Beja

    Como acompanhante da aluna Mariana Reis fui na visita de estudo com os alunos da Escola do Sargaçal.

    Partimos cerca das 8 horas da manhã do Sargaçal num dos autocarros da Camâra Municipal de Lagos, ainda o sol não tinha nascido e todos estavam muito excitados com a ideia de irem conhecer coisas novas, na bagagem levavam uma mantinha que o profº Alberto sugeriu, serviu no longo percurso para muitas brincadeiras e inclusivé para ficarem mais confortáveis, alguns que sensatamente resolveram dormir uma sesta durante o percurso, pois o dia seria bem longo. Na bagagem ia também um caderno individual que cada um tinha preparado para nele registar as impressões e aprendizagem da viagem.
    A viagem até Mora foi longa e as crianças perguntavam constantemente quando tempo mais ia demorar , a chegada a Mora foi de festa pois a ansiedade era grande. Chegamos ao Fluviário e cada um com o seu lápis e o caderno foram registando as espécies , as lontras e a anaconda fizeram furor, penso que foram os animais que mais lhe chamaram a atenção, esses e a loja das prendas para onde todos correram para levar alguma lembrança e a cobra foi sem dúvida a que mais adeptos teve. Junto ao fluviário havia também um parque de merendas e uma praia fluvial com um parque infantil, almoçamos todos no parque , cheio de sol e de boa disposição e acompanhados pela profª Andreia brincaram e gastaram as energias acumuladas no percurso. Estavam todos muito bem dispostos e era tempo de partir para Beja , depois do almoço muitos deixaram-se vencer pelo sonho mas havia muitos resistentes que não quiseram perder pitada.
    Beja , quase 17 hrs, chegamos á Biblioteca Municipal José Saramago e esfomeados sentaram-se nas escadas , ainda mal tinham começado a comer a tecnica Cristina Taquelim e conhecidissíma dos mais pequeno não por ser uma grande contadora de histórias, mas especialmente por ser a mãe dessa personagem da literatura infantil o Malaquias, de que eles gostam e tinham muitas perguntas a fazer . Ficaram ainda algumas como a da Mariana que mais tarde confidenciou-me que gostaria de saber quanto tempo levou a Cristina para escrever o Malaquias, talvez noutro dia ela possa fazer essa pergunta, eu fiquei curiosa também!
    Mas antes de falarem do Malaquias, a Cristina levou-nos para uma sala onde foi possível lanchar e iniciar a visita à exposição de José António Portillo chamada : “Artefactos para contar e criar histórias” A colecção integral de artefactos criados pelo espanhol José António Portillo, designada “Artefactos para contar e criar histórias”, é exposta, pela primeira vez em Portugal. Destinada ao público em geral, a exposição está preparada para visitas livres ou guiadas e pode ser visitada, a partir de amanhã, 13 de Fevereiro, até ao próximo dia 2 de Abril.
    “Portillo é um docente/pedagogo espanhol que no dia-a-dia se debatia com o problema com que todos os docentes se debatem: a dificuldade em colocar os seus alunos a ler e a escrever”, referiu Cristina Taquelim.
    A dimensão desta mostra, composta por mais de oito toneladas de materiais, obrigou à conjugação de esforços entre várias entidades portuguesas para que, até 2 de Abril, possa servir o público da região Sul de Portugal, e posteriormente possa ser apresentada ao público da zona centro, através da Biblioteca do Pombal. Estão envolvidas na sua organização as autarquias de Beja e Pombal, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Projecto Gulbenkian Casa da Leitura, bem como a Associação de Defesa do Património de Beja.
    Foi sem dúvida um previlégio sermos acompanhados na visita por Cristina Taquelim, que para além de tão bem apresentar e deslumbrar- nos com o que fomos vendo também nos presenteou com histórias tiradas da sua Caixinha e do Grande Livro das Recordações numa das salas da exposição que ficou conhecida pela sala da Árvore que Chora. Presenteou os alunos com uma das bolinhas guardadas no seu Grande Livro, deixando a uma das mães a guarda de tal tesouro e a responsabilidade e prazer de ir à Escola contar a história escondida nas palavras soltas da bolinha. Mas a visita não ficou por aqui, depois da exposição Cristina Taquelim levou-nos para a zona infantil da biblioteca, que alegria, tantos livros, tanta cor, todas as bibliotecas deviam ter uma area infantil como aquela, cheia de livros, dvds e sonhos. Numa das salas feita à medida para os mais pequenos , falaram de livros, escritores e do Malaquias, claro! Depois, leram-se livros, tiraram-se fotografias, agradecimentos foram feitos e já era tarde, tivemos de regressar ao Sargaçal. Passava já das 21hrs, quando chegamos era de noite como quando partimos, os pais estavam à espera e penso que todos perceberam que a viagem tinha sido um sucesso. Foi assim que eu a entendi e foi com muito prazer que fiz parte desta aventura com as crianças da Escola do Sargaçal a quem deixo os parabéns pela alegria, boa disposição, amizade e simpatia e já agora o bom comportamento que reinou entre eles e também o agradecimento por terem sido sempre muito amáveis comigo
    Beijinhos para todos;
    Da titi da Mariana
    Cristina Reis

  7. 7 Cristina Reis
    Outubro 18, 2009 às 3:51 pm

    Olá Mariana;
    No 2º ano parabéns! Espero que este ano lectivo seja cheio de muitas coisas boas: aprenderes muito, brincares muito, sorrires muito em suma que este ano seja mais um ano memorável para ti. Aprende muito e faz favor de seres feliz!
    Beijos da TiTi

  8. 8 Cristina Reis
    Outubro 18, 2009 às 3:56 pm

    Mais uma vez um grande beijinho da TiTi e este poema:

    Toda criança
    é semente de paz ou de guerra,
    é preciso adubar com educação
    os canteiros do sonho infantil.
    Afastada da educação,
    cuidado, perigo:
    a criança deve
    aprender e ensinar
    o verdadeiro significado
    da palavra amigo,
    a separar o joio do trigo,
    a lutar e vencer.
    As crianças são projetos seus,
    jamais se esqueça de estar bem perto,
    nenhuma vida dá certo,
    quando afastada de Deus.

    Ivone Boechat


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




A nossa aldeia…

A EB1 do Sargaçal no Twitter – Agora ainda mais próximos…

  • Amanhã, último dia para entrega das autorizações da visita de estudo de 6.ª-feira ao Centro Ambiental da Rocha da Pena, Loulé 7 years ago
  • Saco com os despojos do Acampamento, na escola. Para vasculhar bem. Temos de tudo... 7 years ago

!!!!! Reunião de Pais !!!!!

Ementa da Cantina

Recomendamos:

Jornal Virtual da turma b e amigos

Arquivo diário do trabalho

Dezembro 2016
M T W T F S S
« Jul    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

CALENDÁRIO ESCOLAR 2008/2009

RSS Notícias da Educação – O Dia-a-Dia

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Comentários na nossa página

Charlotte em Hoje, no Sargaçal…
Susana em Hoje, no Sargaçal…
Susana em Hoje, no Sargaçal…
Eduarda em Hoje, na Praia da Rocha
heide em Hoje, no Sargaçal…
Prof.ª Andréa em Hoje, no Sargaçal…
Paulo Topa em Hoje, no Sargaçal…
1ºB em Hoje, no Sargaçal…
andreia e Marta em Hoje, no Sargaçal…
Maria Leroux em Hoje, no Sargaçal…

Quem nos visitou

  • 70,332 Visitas

%d bloggers like this: