agenda_640x334

Ver Agenda…

Duas salas, duas turmas que trabalham como um único grupo.  Uma equipa de 3 professores e duas auxiliares que partilha responsabilidades;

Momento inicial de organização do trabalho diário com a divisão dos alunos pelas duas salas (grupos base);

Tempos diários de trabalho em autonomia (manhãs), com o apoio dos professores e auxiliares;

Um momento semanal de trabalho em projectos específicos;

Um momento semanal de desenvolvimento de actividades experimentais;

Um momento semanal de trabalho em Expressões;

Três momentos semanais de trabalho específico com os diferentes anos (1.º Ano, com o prof. Alberto, 2.º Ano com o Prof. Alberto, 3.º Ano com a  prof.ª Sandra e 4.º Ano com a  prof.ª Andréa);

Momento diário final de balanço e avaliação do dia de trabalho;

Registo de todo o trabalho realizado pelas crianças no Plano Individual de Trabalho (PIT), principal instrumento de avaliação.

Momentos:

Roda (os 2 grupos reúnem nas suas salas respectivas):

  • Início do dia:
  • Comunicações (novidades e outros);
  • Organização do dia/semana de trabalho;
  • Leituras em voz alta (crianças e adultos);
  • Cálculo Mental;
  • Outros assuntos…
  • Final do dia:
  • Avaliação do dia de trabalho
  • Outros assuntos

Leitura (ainda com os grupos separados):

  • Momento de leitura a pares (sala B) ou individual

PIT (Trabalho em Autonomia – as crianças circulam livremente entre salas, de acordo com o trabalho que estão a desenvolver e necessidades de espaços, materiais e apoios):

  • Momento de trabalho em autonomia, regulado pelo Plano Individual de Trabalho (PIT)

Projectos (as crianças organizam-se em função dos projectos que estão a desenvolver, sem distinção de salas e circulando livremente):

  • Desenvolvimento de projectos de estudo, investigação e de intervenção

Experiências:

  • Realização de actividades experimentais autonomamente ou com o apoio dos professores e auxiliares

Trabalho Específico com os Grupos de Ano:

  • Sessões colectivas de construção de conceitos, análise de dificuldades, sistematização e aprofundamento das competências curriculares.

1 Response to “Agenda Semanal de Trabalho e Operacionalização do Trabalho”


  1. Setembro 26, 2008 às 2:24 pm

    como são trabalhadas as expressões artísticas e motoras? um abraço e força para o vosso projecto


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




A nossa aldeia…

A EB1 do Sargaçal no Twitter – Agora ainda mais próximos…

  • Amanhã, último dia para entrega das autorizações da visita de estudo de 6.ª-feira ao Centro Ambiental da Rocha da Pena, Loulé 5 years ago
  • Saco com os despojos do Acampamento, na escola. Para vasculhar bem. Temos de tudo... 5 years ago

!!!!! Reunião de Pais !!!!!

Ementa da Cantina

Recomendamos:

Jornal Virtual da turma b e amigos

Arquivo diário do trabalho

Julho 2014
S T Q Q S S D
« Jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

CALENDÁRIO ESCOLAR 2008/2009

RSS Notícias da Educação – O Dia-a-Dia

  • Ocorreu um erro. é provável que o feed esteja indisponível. Tenta mais tarde.

Comentários na nossa página

Charlotte em Hoje, no Sargaçal…
Susana em Hoje, no Sargaçal…
Susana em Hoje, no Sargaçal…
Eduarda em Hoje, na Praia da Rocha
heide em Hoje, no Sargaçal…
Prof.ª Andréa em Hoje, no Sargaçal…
Paulo Topa em Hoje, no Sargaçal…
1ºB em Hoje, no Sargaçal…
andreia e Marta em Hoje, no Sargaçal…

Quem nos visitou

  • 63,057 Visitas

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: