agenda_640x334

Ver Agenda…

Duas salas, duas turmas que trabalham como um único grupo.  Uma equipa de 3 professores e duas auxiliares que partilha responsabilidades;

Momento inicial de organização do trabalho diário com a divisão dos alunos pelas duas salas (grupos base);

Tempos diários de trabalho em autonomia (manhãs), com o apoio dos professores e auxiliares;

Um momento semanal de trabalho em projectos específicos;

Um momento semanal de desenvolvimento de actividades experimentais;

Um momento semanal de trabalho em Expressões;

Três momentos semanais de trabalho específico com os diferentes anos (1.º Ano, com o prof. Alberto, 2.º Ano com o Prof. Alberto, 3.º Ano com a  prof.ª Sandra e 4.º Ano com a  prof.ª Andréa);

Momento diário final de balanço e avaliação do dia de trabalho;

Registo de todo o trabalho realizado pelas crianças no Plano Individual de Trabalho (PIT), principal instrumento de avaliação.

Momentos:

Roda (os 2 grupos reúnem nas suas salas respectivas):

  • Início do dia:
  • Comunicações (novidades e outros);
  • Organização do dia/semana de trabalho;
  • Leituras em voz alta (crianças e adultos);
  • Cálculo Mental;
  • Outros assuntos…
  • Final do dia:
  • Avaliação do dia de trabalho
  • Outros assuntos

Leitura (ainda com os grupos separados):

  • Momento de leitura a pares (sala B) ou individual

PIT (Trabalho em Autonomia – as crianças circulam livremente entre salas, de acordo com o trabalho que estão a desenvolver e necessidades de espaços, materiais e apoios):

  • Momento de trabalho em autonomia, regulado pelo Plano Individual de Trabalho (PIT)

Projectos (as crianças organizam-se em função dos projectos que estão a desenvolver, sem distinção de salas e circulando livremente):

  • Desenvolvimento de projectos de estudo, investigação e de intervenção

Experiências:

  • Realização de actividades experimentais autonomamente ou com o apoio dos professores e auxiliares

Trabalho Específico com os Grupos de Ano:

  • Sessões colectivas de construção de conceitos, análise de dificuldades, sistematização e aprofundamento das competências curriculares.

1 Response to “Agenda Semanal de Trabalho e Operacionalização do Trabalho”


  1. Setembro 26, 2008 às 2:24 pm

    como são trabalhadas as expressões artísticas e motoras? um abraço e força para o vosso projecto


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




A nossa aldeia…

A EB1 do Sargaçal no Twitter – Agora ainda mais próximos…

  • Amanhã, último dia para entrega das autorizações da visita de estudo de 6.ª-feira ao Centro Ambiental da Rocha da Pena, Loulé 4 years ago
  • Saco com os despojos do Acampamento, na escola. Para vasculhar bem. Temos de tudo... 4 years ago

!!!!! Reunião de Pais !!!!!

Ementa da Cantina

Recomendamos:

Jornal Virtual da turma b e amigos

Arquivo diário do trabalho

Abril 2014
S T Q Q S S D
« Jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

CALENDÁRIO ESCOLAR 2008/2009

RSS Notícias da Educação – O Dia-a-Dia

  • Ocorreu um erro. é provável que o feed esteja indisponível. Tenta mais tarde.

Comentários na nossa página

Charlotte em Hoje, no Sargaçal…

Quem nos visitou

  • 62,204 Visitas

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: